Psicopatia, animais e humanos, materialismos capitalista e marxista e o espiritualismo

Psicopatia, animais e humanos 

Materialismos capitalista e marxista

E o espiritualismo

O materialismo

Resultado de imagem para materialismo
O materialismo gera um ambiente perfeito para a ascensão dos psicopatas, tanto no capitalismo, quanto no marxismo.
Independentemente do sistema, os problemas sociais, isto é, as causas dos sofrimentos humanos envolvem mais do que solucionar as demandas através de intervenções estatais ou liberdades de mercado.










O paradoxo de quem não gosta de gente

Top 10 profissões com mais e menos psicopatas (Nature.com)
Como tanto o governo, quanto o mercado e o dinheiro, são 'estruturas' amorais, isto é, não julgam a moralidade, então, os fins (resultados) justificam os meios (métodos).
Numa disputa constante entre recursos escassos, que não se limitam à matéria, envolvendo posições escassas de hierarquia, disputa por fama, ser o número um, ser o primeiro e pioneirismos, são todas ambições competitivas.

7 coisas que identificam Sociopatas, Psicopatas e Narcisistas

1. Charme Superficial
2. Reações Fabricadas
3. Mentiras patológicas
4. Remorso Zero
5. Traição e apunhaladas pelas costas, por debaixo dos panos
6. Colocar pessoas umas contra as outras 
7. Dissonância Congnitiva


Resultado de imagem para psicopatia definição
Psicopatia: Perturbação da personalidade que se manifesta
essencialmente por comportamentos anti-sociais.
Se não há no psicopata o crivo ético, isto é, se ele não se preocupa ou tem peso na consciência ao prejudicar o próximo em benefício próprio, todas as pessoas representam vantagens ou desvantagens de cálculo, isto é, obstáculos ou favorecimentos para que ele atinja os objetivos.
Em outras épocas, isso era a própria definição de "maldade".
Como as leis são "regras do jogo" para ele, a corrupção e o crime constituem riscos calculados.
Num ambiente onde o risco maior traz benefícios maiores, o psicopata usa a calculadora, não a consciência ou o coração para agir.
Portanto, vemos que este tipo de personalidade está bastante munido de competências para disputar recursos escassos nas regras atuais do jogo social, político e econômico

O afeto do psicopata e do materialismo são idênticos

A parte do cérebro responsável pelas emoções corresponde ao sistema límbico, presente especialmente entre os mamíferos, e o homem se inclui neste grupo, portanto, somos seres sociais. 

Os cientistas ainda discutem sobre o quanto a psicopatia tem de origem genética, de origem no meio ou ambas, mas estudos já apontam para os impactos do meio para que a psicopatia se revele e se desenvolva. Em outras palavras, podemos estar proliferando o número de psicopatas no mundo.

Os sistemas capitalista, marxista e científico promovem a razão (objetivismo) em detrimento da emoção (subjetivismo), por terem optado pela negação do espírito, fruto da disputa por poder contra a hegemonia da Igreja Católica e feudalismo, durante o iluminismo/antropocentrismo à partir do século 17.

Porém, ao inibir os aspectos intangíveis pela objetividade científica, não exageramos?
Vejamos se não há deixamos uma lacuna para trás, com esse avanço da ciência materialista.

Diferenciação entre homens e animais

Com a queda da religião, a ciência usou-se do evolucionismo para demonstrar que somos evoluções dos animais. Porém, há certamente um exagero nas bases do raciocínio materialista atual, em 'resumir os homens a seres instintivos', somente egoístas por natureza, isto é, apáticos e antissociais, como os psicopatas.
A consciência, a possibilidade da existência da alma, além do lado emocional, social, humanitário, além do  instintivo do ser humano é que refutam a teoria de "O gene egoísta", de Richard Dawkins.

Vale um aprofundamento.
Neocortex, limbico e reptiliano
Neocortex: Razão/Racional ou cérebro pensante
Cérebro límbico: Emocional/Sentimental ou Cérebro dos sentimentos
Cérebro reptiliano: Instintivo ou Cérebro de dinossauro.
Apesar de termos instintos egoístas, matéria prima para o capitalismo, como:
  • Fome
  • Sede
  • Sono
  • Desejos
  • Sexo
  • Carências
  • Ganância
  • Megalomanias
  • Vícios
  • Opiniões
  • Presunções
  • Medos
  • Territorialismo
  • Instinto de sobrevivência
  • Perpetuação da espécie
  • Etc
Não somos iguais aos animais, a ver pelos resultados que obtivemos no mundo.
Esta hegemonia humana no mundo pode ser explicada, sob o ponto de vista biológico, por sermos dotados de uma cognição única entre as espécies.

Para ser mais específico, não lutamos apenas pela sobrevivência, abundância e comodidade (cerebelo reptiliano), também temos o córtex dos mamíferos, sociais, emocionais, como já é evidenciado por diversos estudos. O neo-córtex permite que abstraiamos, que concebamos sobre:
  • Infinito
  • Amor
  • Deus
  • Eternidade
  • Matemática
  • Física
  • Natureza
  • Humanidade
  • Religião
  • Ciência
  • Cultura
  • Geografia
  • Mundo
  • Universo
  • Etc
Assim, a retenção de conhecimento, informação e cultura é uma competição que pode estar mais atrapalhando a sociedade do que contribuindo. Os direitos autorais, por exemplo, podem estar impedindo que tecnologias, curas e técnicas sejam disseminadas como foi a TV aberta, a internet e todos as 'doações' à humanidade, de direitos livres. 
O que fazer?

A necessidade do espiritualismo

Resultado de imagem para espiritualismo
Filosofia religiosa que prega
a existência de um ser ou realidade
distinto da matéria.
Este ser pode ser chamado mente ou espírito.
Como foi demonstrado, o "ser" (espírito) está sendo substituído pelo "ter", e a própria estratificação social, isto é, a divisão de classes atual, é baseada em patrimônio e renda, não mais em profissão, cultura ou reputação.
No mundo dos negócios, dizem que tudo pode ser mensurado, quantificado, comprovado. Porém, sabemos que há um "ofuscamento" das questões intangíveis, humanas e sociais pelas facilidade de obtermos indicadores à partir da matéria, matemática, física e química. Temos aqui uma grande desvantagem de mensuração.
Trata-se da dificuldade em vencer a física newtoniana e abranger a física quântica, apesar de ambas apresentarem-se a nós no cotidiano, mas só conseguimos considerar a parte palpável.
A única forma de alavancar a sociedade efetivamente é materialismo promover o espiritualismo, assim como a cabeça controla o corpo, sem o preconceito de "amor não enche barriga", pois não é isso que move os pais a trabalharem para sustentarem os filhos e a si mesmos?

Conclusão

De nada adianta criarmos sistemas livres ou totalitários para promover um equilíbrio entre egoísmo e altruísmo, entre instinto ou solidariedade, sem promovermos, antes, um equilíbrio entre materialismo e espiritualismo.

Por Elysio Neto

Fontes:

Artigo publicado no site da Nature (inglês):Box 1. Psychopaths at the Office? (psicopatas no escritório), por Kevin Dutton

http://www.nature.com/scientificamericanmind/journal/v23/n6/box/scientificamericanmind0113-36_BX1.html

Baseado no artigo científico também da Nature (inglês, para assinantes):Wisdom from Psychopaths? (Dons dos psicopatas?), por Kevin Dutton

http://www.nature.com/scientificamericanmind/journal/v23/n6/full/scientificamericanmind0113-36.html

http://listverse.com/2016/04/22/10-unexpected-benefits-to-being-a-psychopath/

Texto em português:

https://hypescience.com/10-vantagens-inesperadas-de-ser-um-psicopata/

HELENA DIAS DE CASTRO BINS e JOSÉ GERALDO VERNET TABORDAPSICOPATIA: INFLUÊNCIAS AMBIENTAIS, INTERAÇÕES BIOSSOCIAIS E QUESTÕES ÉTICAS

http://www.abp.org.br/rdp16/01/RDP_1_201601.pdf

7 coisas que identificam Sociopatas, Psicopatas e Narcisistas– texto original de Peace, traduzido por

https://misteriosdomundo.org/5-fatos-assustadores-sobre-psicopatas/LDP






Comentários