Competição sem preço - Non-Price Competition

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto
As empresas adotam, independente do nível de intervencionismo do governo, a tática de "non price competition", isto é, evitam ao máximo abaixar os preços para competir, o que desmente o princípio capitalista de que o mercado tende ao equilíbrio pela competição de preços.

Nenhum texto alternativo automático disponível.
Vantagens da não-competição por preços, ilustrado.


A imagem pode conter: texto
 Acordos entre concorrentes, públicos-alvo, locais ou horários diferentes eventualmente são mais rentáveis do que briga por preços.

Nenhum texto alternativo automático disponível.
Exemplos de competição sem preço.


Já ouviu falar de capacidade de nicho? 
Nichos são, no máximo, para uma, duas, eventualmente três empresas. 
Se houver mais concorrentes, alguém vai ter que sair.

Resultado de imagem para nicho de mercado
Problema: 3 padarias em região que comporta apenas 2.
Solução:
1- Ou as três padarias sobem seus preços para compensarem a redução nas vendas, impelindo os consumidores a irem a outras padarias, fazerem seus próprios pães ou buscarem alternativas.

2- Ou entram em competição de preços, até que uma padaria seja eliminada, que permite que eles parem de lutar por preços, pelo 'non price competition'
3- Fundem-se.
etc
Mas em nenhum caso, estão priorizando o consumidor. Eles querem 1-sobreviver, 2-prosperar (nem que, para isso, tenham que ser ardilosos e sabotadores).




O que faz um concorrente entrar na luta é o mesmo princípio dos Jogos de Nash. Tudo calculado. Mas não dá para dizer que favorecer o cliente é objetivo capitalista. Ser bonzinho é o "infortúnio" do capitalista. Capitalista na veia é tipo psicopata, tanto faz ganhar dinheiro com a desgraça alheia ou beneficiando-a.

Mesmo ambos os concorrentes aumentando o tamanho do letreiro de suas lojas, isto em si não gera valor ao consumidor, isto é, nenhum benefício é notado pelo consumidor.


Comentários